terça-feira, 18 de junho de 2013

A CANCHA RETA ESTÁ DE LUTO


 No domingo próximo passado dia 16 de junho de 2013, ficará marcado para sempre na minha memória, e na de diversos apaixonados pelo Turf pela perda irreparável   do Velho Zeca Cardoso  com 71 anos de idade. Zeca, meu amigo pessoal, amigo de meu pai e de meus familiares. O conheci a  mais ou menos 35 anos atrás, em uma manha também de domingo estava em casa quando o pai convidou  para almoçar lá em casa 3 amigos dele o Seu José Guaraná (amigo de toda a vida ) o Atagiba  (Primo do Zeca)  e o Zeca Cardoso, os três na época treinadores de cavalos de corridas, (naquele tempo quem treinava os cavalos para o pai era o Atagiba, alguns anos depois que o Zeca começou a treinar nossos cavalos), chovia muito, naquele dia e foi suspenso uma penca que se realizaria no Cancelão na cancha do seu Beto de Jesus e ali na varanda da nossa  casa depois de almoçar os 4 citados mais o Edar Soares  e  meu avô Nercy Bonine  Lucas, que se juntaram a o grupo passaram toda a tarde falando em carreira, uma balaca daquelas que só os carreirista sabe como é. Na oportunidade eu ainda era um moleque de 09 ou  10 anos  no máximo mas que trazia no meu DNA  o gosto pela CANCHA RETA, ouvia atentamente aquela balaca que eu conhecia e convivia desde que nasci, mas me chamava atenção as colocações sobre carreira, que fazia o meu novo conhecido Zeca , eram considerações diferenciadas,avançadas e inteligentes para aquela época que o destacava dos demais debatedores do grupo, aquele dia passei a admirar o treinador Zeca Cardoso, admiração que cresceu uma ou duas semanas depois, visto que o treinador ganhou uma penca no cancelão com uma  égua bem pequeninha ,zaina negra, chamada Chiquinha, vinda  Canguçu, montada por Carlos Carvalho (O Polaquinho) com aquela vitória e naquele dia na Vila do Cancelão me tornei fã, torcedor e amigo do Zeca, condição essa que se estenderá por toda a minha existência mesmo ele não estando mais entre nós, No domingo anterior a tragédia ainda ganhei uma volta do arremate na Penca em Pinheiro Machado na égua treinada pelo Zeca, (que ganhou a penca) sábado dia 15 de junho fui até as cocheiras do Zeca levar uns remédios para uma potranca minha que ele estava treinando, creio que Deus fez eu ir até lá, pois pretendia ir segunda, mas exatamente as 15 para o meio dia  do dia 15 de junho de 2013, me despedi do velho amigo e voltei para Pelotas e foi a ultima despedida. tenho certeza que Deus lhe reservou um bom lugar no Céu, pois Zeca nunca vez mal a ninguém mesmo vivendo num meio de muita ganancia  nunca vi ou ouvi falar que o Zeca vendeu uma careira sequer, posso afirmar que quando se fala em treinador sério e honesto vamos sempre falar do ZECA. Espero que a policia identifique logo os culpados por esse crime brutal.Uma fez identificados podem ter certeza que a Justiça será feita. Siga em paz para o reino da glória amigo muita luz para Josué  Cardoso.

Um comentário:

  1. lamentável um grande homem honesto e digno do que fazia, muito triste tenho apenas 26 anos mas ouvi desde cedo este nome por onde ia Zeca Cardoso tive a honra de conhecer e dar boas risadas junto a ele que DEUS te de o teu merecido lugar onde está hoje descanse em paz.... isso é a vida do povo hoje em dia se vão os bons e os mal feitores continuam por aqui nossa justiça esta um caos nosso mundo esta se tornando uma sociedade .. luto Ricardo Fagundes

    ResponderExcluir